Fomos conhecer os espaços da pré-escola

 

O mês de Abril trouxe-nos uma grande variedade de experiências, assim como de novas aprendizagens. Realizámos diversas atividades de expressão plástica, musical, dramática e também aproveitámos o calor e o Sol para podermos dar os nossos passeios ao exterior que são sempre super divertidos…

Uma grande surpresa este mês foram as visitas aos espaços da pré-escola. Visitámos a sala dos 3 anos e conhecemos a educadora Lili, que nos mostrou todas as áreas da sala e que nós explorámos com muita curiosidade. Também fomos brincar ao parque da pré-escola, onde experimentámos novas brincadeiras e onde pudemos conhecer um pouco melhor a educadora Lili.

Educação para a Saúde

Este mês, para além de todos os dias na nossa rotina termos o cuidado de explicar às crianças a importância de uma boa higiene e de uma boa alimentação, também fazemos com que estas compreendam o significado destes cuidados pessoais praticando alguns destes, como por exemplo, lavar as mãos, antes e depois das refeições, lavar também as mãos depois de ir à casa de banho…

Também falamos muitas vezes sobre a prevenção de perigos que possam existir pois as crianças ainda são pequenas e não têm a clara noção dos perigos que o ambiente pode oferecer. Por esta razão, precisamos ter cuidado especialmente para a prevenção de acidentes, reduzindo os riscos de acidentes. Não se trata de superproteger, mas sim de cuidar educando e educar cuidando, possibilitando a criança exercer a sua autonomia com segurança.

O exercício físico é outro dos aspetos que trabalhamos diariamente com as nossas crianças, dando-lhes oportunidade de poderem fazer exercício diariamente, seja nos parques da creche, no nosso ginásio, no campo polivalente ou ainda no nosso Circuito Rodoviário, onde para além de aprendemos a pedalar, também compreendemos como é importante ajudar e respeitar os nossos amigos.

Educação Ambiental/ Desenvolvimento Sustentável

Este mês falámos sobre o tema da Primavera.

Percebemos a importância desta estação, as coisas boas que ela traz e as alterações que provoca na natureza. Realizámos muitos trabalhinhos de expressão plástica, rasgámos papel crepe e colámos numa flor, fizemos carimbagem com uma garrafa para construirmos uma árvore da Primavera, aprendemos muitas canções, e ainda fizemos umas dramatizações para dar mais vida a este tema.

Também observámos as mudanças que iam acontecendo, através dos nossos passeios ao exterior, as nossas visitas à Quintinha, onde estivemos a semear feijões, e das brincadeiras no parque desta vez com uma surpresa de que todos gostámos, a presença da Educadora Liliana que nos presenteou com a sua boa disposição e com os miminhos e brincadeiras que foi fortalecendo com os nossos meninos.

Foi muito divertido!

 

 

Educação pela Arte

Durante este mês, as crianças foram levadas a descobrir várias técnicas e modelagem, utilizando vários materiais e de maneiras bastante divertidas, tais como, a massa de modelar, a massa de sal, a plasticina…

 

 

Desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal

Este mês também falámos sobre as Profissões, o que significava esta palavra e alguns exemplos de algumas profissões mais conhecidas.

Ouvimos algumas histórias sobre o tema, cantámos canções e ainda tivemos tempo para pintar um desenho da Dr.ª Graça (desenho sobre a história que ouviram) com tintas e pincéis, e também com a ajuda e participação da Educadora Liliana.

Até breve!

 

1 comment

  • Sara Coelho
    /

    É com alguma nostalgia que vou vendo estas fotos tão felizes da minha filhota… É tão bom ser criança e ter oportunidade de disfrutar destes espaços todos! Fantástico…

Os comentários estão fechados.