Sofia Cavaco

Licenciatura em Educação Musical no Instituto Jean Piaget de Almada

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Setúbal

Professora de Música no Parque do Falcão desde 2017

A minha entrada no mundo da música começou cedo, aos 4 anos, os meus pais inscreveram-me numa escola de música onde tinha aulas de canto, formação musical e mais tarde de teclado. Talvez na altura não tivesse noção da importância que esta atividade viesse a ter na minha vida, o certo é que independentemente das voltas que dei, a música acabou por estar sempre presente.

Em paralelo com o gosto pela música tenho a paixão pelo ensino, paixão esta induzida pela presença de professores na família, que me faziam querer trabalhar com crianças. Assim, optei por aliar o desejo de ensinar com o gosto pela música.

Apesar de ser uma área que nos exige bastante, o que mais gosto da minha profissão é estar presente na vida dos meus alunos e poder ser uma influência positiva nas suas vidas. Mostrar-lhes que a música é muito mais do que ter um par de fones nos ouvidos e ouvi-la. A música é sentir, é viver, é partilhar ritmos, movimento, notas, harmonias, sensações. É fazer barulho e saber quando se fazer silêncio.

Ver o crescimento dos meus alunos, a sua evolução e pensar “o mérito é deles, mas eu ajudei nesta caminhada”.